Oportunidades para praticar esportes e atividades físicas não são apenas ações complementares, são direitos essenciais para o desenvolvimento humano e o caminho para uma vida saudável, feliz e produtiva.

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) é o organismo da ONU voltado para o desenvolvimento sustentável e inclusivo. Atua em aproximadamente 170 países e territórios, contribuindo para a erradicação da pobreza e a redução de desigualdades e da exclusão social. O PNUD apoia países a desenvolver políticas públicas e fortalecer suas capacidades institucionais. Entre suas prioridades, está o apoio à implementação da Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS. O PNUD tem como foco populações vulneráveis e áreas de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), assim como mulheres afrodescendentes, pessoas LGBTI, indígenas e agroextrativistas. 

No Brasil, o PNUD apoia os esforços da ONU para destacar os benefícios do esporte e da atividade física para o desenvolvimento humano de forma ampla. Na visão do PNUD, essas práticas não são apenas ações complementares, mas especialmente direitos essenciais para o desenvolvimento humano e o caminho para uma vida saudável, feliz e produtiva. O esporte e a atividade física desempenham papel importante no esforço global para alcançar os ODS.

Entre as ações do PNUD, está o recente lançamento do Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional 2017 - Movimento é Vida: Atividades Físicas e Esportivas para Todas as Pessoas. O documento  traz dados sobre o perfil da prática esportiva no Brasil e recomendações aos governos nas áreas de saúde, educação, esporte e desenvolvimento humano.

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • White Twitter Icon

© 2019 | Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD