O que é o Projeto Escolas e Comunidades Ativas?


O Projeto Escolas e Comunidades Ativas consiste na disponibilização de duas metodologias que visam, de forma complementar, contribuir com recomendações para tornar crianças de 6 a 12 anos mais ativas fisicamente dentro e fora da escola. O projeto foi desenvolvido com base em uma experiência piloto implementada na cidade do Rio de Janeiro, de 2014 a 2016, da qual surgiram 3 publicações que visam apoiar a prática de gestores, professores e educadores na implantação e condução de atividades físicas em escolas e comunidades.




Quem criou este projeto?


O Projeto é resultado da sistematização realizada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com apoio da Nike, do Projeto Piloto Escolas e Comunidades Ativas. A experiência piloto contou com o envolvimento das duas instituições, além de GIZ, Instituto Bola pra Frente, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Special Olympics e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).




Onde e quando foi realizada a experiência Piloto do Projeto Escolas e Comunidades Ativas?


O Projeto Piloto Escolas e Comunidades Ativas foi realizado entre 2013 e 2016 na cidade do Rio de Janeiro, em 12 escolas da rede municipal de ensino e em 10 comunidades, sendo elas Cidade de Deus, Rocinha, Complexo do Alemão, Complexo do Muquiço, Mangueira, Padre Miguel, Gamboa, Vila Kennedy, Vila Isabel e Penha.




Como minha instituição pode implementar o Projeto Escolas e Comunidades Ativas?


Ficamos muito felizes que tenha interesse em implementar o Projeto. No caso de implementação autônoma, a orientação é de que as publicações disponibilizadas no site, além de vídeos e demais documentos, sejam atentamente consultados e que sua instituição verifique como adequar as recomendações e atividades de acordo com seu contexto, projeto pedagógico e perfil de seus alunos. As publicações são livres para utilização e também podem servir como ponto de partida para a criação de novas atividades. O PNUD também pode prover assistência técnica na sua implementação, por intermédio de uma parceria de cooperação técnica com financiamento da instituição ou demais parceiros interessados. Neste último caso, contate-nos para mais informações.




Posso utilizar as publicações disponibilizadas no site com meus alunos ou em minha pesquisa acadêmica?


Sim. É permitida a reprodução parcial ou total das publicações, desde que seja citada a fonte e que não possua qualquer fim comercial.




Se eu adotar o projeto em minha localidade ou instituição, posso receber apoio financeiro do PNUD?


Não. O PNUD espera, com o compartilhamento público desse Projeto e suas metodologias, contribuir com a prática de gestores, professores e educadores que trabalham com crianças de 6 a 12 anos, seja no ambiente escolar ou comunitário. Esperamos com essa colaboração a qualificação de profissionais que desejam aperfeiçoar sua prática pedagógica. Ainda assim, caso opte por implementar o projeto, compartilhe conosco! Ficaríamos felizes em acompanhar o desenvolvimento do seu trabalho.





  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon
  • White Twitter Icon

© 2019 | Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD